O filme

APRESENTAÇÃO 

O cineasta Flávio Ramos Tambellini mergulha novamente na literatura brasileira. Depois de Bufo & Spallanzani e O Passageiro, Segredos de Adulto, baseados respectivamente nas obras de Rubem Fonseca e Cesário Melo Franco, Malu de Bicicleta – seu terceiro longa como diretor – é inspirado em um livro do escritor e autor teatral Marcelo Rubens Paiva. Tambellini não planejava filmar mais uma obra literária, mas quando o ator Marcelo Serrado apresentou o projeto de adaptar para o cinema Malu de Bicicleta, ele teve a certeza de que aquele romance deveria ser um filme. Produzido pela Tambellini Filmes, Malu de Bicicleta chega aos cinemas com distribuição da Downtown Filmes e RioFilme. 

Lançado em 2004, o livro Malu de Bicicleta é o segundo de Marcelo Rubens Paiva adaptado para o cinema (o primeiro foi Feliz Ano Velho, em 1987, dirigido por Roberto Gervitz). As primeiras versões do roteiro contaram com a colaboração de Bruno Mazzeo e João Avelino, mas a versão final é assinada por Marcelo Rubens Paiva. Para chegar ao Malu filme, o livro foi enxugado, mas a essência da história, mantida. No cinema, o terceiro capítulo do livro foi o que ganhou mais destaque.

O filme trata da complexidade de uma relação amorosa e equilibra humor e drama na história do paulistano Luiz Mario (Marcelo Serrado), um homem sedutor e bon vivant, que coleciona casos amorosos. Ele tem aos seus pés mulheres de todos os tipos, com quem vive romances tórridos, mas não se envolve emocionalmente com nenhuma delas. Até que um dia, de passagem pelo Rio de Janeiro, apaixona-se perdidamente pela carioca Malu (Fernanda de Freitas), que o atropela de bicicleta na ciclovia do Leblon. 

Assinada por Dado Villa-Lobos, a trilha sonora dá o ritmo do filme, que é costurado por belos planos do Rio de Janeiro e de São Paulo. Além de canções inéditas do compositor (que estreou na composição de trilhas para cinema no primeiro longa de Tambellini, Bufo & Spallanzani), há músicas de Fausto Fawcett e outros. Os altos e baixos dos personagens, assim como as cenas cômicas, românticas e mais dramáticas são pontuadas pelas composições.

Para compor um elenco que reunisse atores de teatro e de cinema, o diretor trabalhou com a produtora Ciça Castello. Protagonizado por Marcelo Serrado, o filme traz Fernanda de Freitas, Marjorie Estiano, Otávio Martins, Daniela Galli, Maria Manoella, Thelmo Fernandes e Dani Suzuki. Marcos Cesana, que faleceu em maio deste ano, participou no papel do segurança do Espaço Fábrica.

As filmagens de Malu de Bicicleta aconteceram em 2009 durante quatros semanas (três no Rio e uma em São Paulo). Por uma questão de agenda dos atores, o diretor optou por fazer mais cenas no Rio. As locações foram cuidadosamente escolhidas de acordo com cada personagem da história. Para dar veracidade aos ambientes paulistas filmados no Rio, foi feito um trabalho minucioso de direção de arte, assinada por Zé Luca. 

SINOPSE

Malu de Bicicleta - Baseado no livro de Marcelo Rubens Paiva, o filme conta a história de Luiz Mario, um empresário da noite paulistana e bon vivant que coleciona casos amorosos. Ele tem aos seus pés mulheres de todos os tipos, com quem vive romances tórridos, mas não se envolve emocionalmente com nenhuma delas. Até que um dia, de passagem pelo Rio de Janeiro, apaixona-se perdidamente pela carioca Malu, que o atropela de bicicleta na ciclovia do Leblon. 
O casal vive um romance perfeito, que é abalado com a descoberta de uma enigmática carta de amor. A partir daí a história dos dois é virada de cabeça para baixo. Luiz Mario se transforma na medida em que o ciúme toma conta da relação. Até que ponto a imaginação pode afetar um romance?
Direção de Flávio Ramos Tambellini (Brasil, 2010). Com Marcelo Serrado, Fernanda de Freitas, Marjorie Estiano, Otávio Martins, Daniela Galli, Maria Manoella, Thelmo Fernandes, Dani Suzuki e Marcos Cesana. 90 minutos.

FICHA TÉCNICA

Título Original: Malu de Bicicleta 
Gênero: Comédia romântica
Ano de Lançamento (Brasil): 2010
Produtora: Tambellini Filmes
Direção – Flávio Ramos Tambellini
Roteiro – Marcelo Rubens Paiva
Colaboração no Roteiro – João Avelino e Bruno Mazzeo
Produção – Flávio Ramos Tambellini
Produção Executiva – Silvia Costa
Direção de Fotografia – Gustavo Hadba
Câmera – Joaquim Torres
Direção de Produção – Julia Moraes
Coord. de Produção – Joana Araújo
Produção de Elenco – Ciça Castello
Direção de Arte – Zé Luca
Visagismo  – Marcos Freire
Figurino – Bettine Silveira
Som Direto – Bruno Fernandes e Álvaro Correia
Montagem – Quito Ribeiro e Sérgio Mekler
Trilha Sonora – Dado Villa-Lobos 
Produtor de Finalização – Tiago Arakilian
Edição de Som – Eduardo Pop
Distribuição: Downtown Filmes e RioFilme
COR/Plano/ Dolby 5.1 /90 minutos 

Elenco Principal
Luiz – Marcelo Serrado
Malu – Fernanda de Freitas
Sueli – Marjorie Estiano
Cássio – Otávio Martins
Mari – Daniela Galli
Cris – Maria Manoella
Segurança – Marcos Cesana (in memoriam)

Mais informações no Pressbook do filme.

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA:






A/C.: Paula Catunda
(55 21) 8795-6583 / 7821-7397 ID:82*121802