O diretor

FLÁVIO RAMOS TAMBELLINI

Foto: David Paixoto
Sócio fundador da Tambellini Filmes (antiga Ravina Filmes), Flávio Ramos Tambellini é um dos mais importantes produtores do Brasil. Mas também se destaca por seus trabalhos como diretor de cinema, televisão e teatro. Em 2001, dirigiu seu primeiro longa-metragem, Bufo & Spallanzani, baseado no livro de Rubem Fonseca, e em 2007, o longa O Passageiro, Segredos de Adulto, baseado na obra de Cesário Mello Franco. Também dirigiu os documentários Visão do Paraíso – A Mata Atlântica vista por Tom Jobim, produzido por Walter Salles; Paraty: Mistérios e o premiado curta Tim Maia. 

Como produtor, realizou Gringos do Rio, de Jonathan Nossiter, Os Desafinados, de Walter Lima Jr., o documentário Pro Dia Nascer Feliz, de João Jardim, e Mutum, de Sandra Kogut, que foi exibido na Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes em maio de 2007.  Entre os filmes que Tambellini produziu e co-produziu, destaque para Cazuza, de Sandra Werneck e Walter Carvalho; Um Copo de Cólera, de Aluízio Abranches; Carandiru, de Hector Babenco; O Diabo a Quatro, de Alice de Andrade; Janela da Alma, de João Jardim e Walter Carvalho; O Homem do Ano, de José Henrique Fonseca; Eu, Tu, Eles, de Andrucha Waddington; A Ostra e o Vento e Ele O Boto, de Walter de Walter Lima Jr.; Terra Estrangeira, de Walter Salles e Daniela Thomas e Orfeu, de Cacá Diegues. 

Para a televisão, dirigiu um episódio da série Filhos do Carnaval para a HBO/O2Filmes e o documentário A Casa de Banho de D. João para o Canal Brasil. Em 2009, estreou como diretor de teatro, com a peça Aquelas Mulheres, e agora dedica-se ao lançamento de seu terceiro longa, Malu de Bicicleta. Flávio Ramos Tambellini também é coordenador docente da Escola de Cinema Darcy Ribeiro, no Rio de Janeiro.